2016-10-30 - OLÍMPICO-TROPICALISMO (ARTIGO DE GUSTAVO PIRES, 46)

(...Todavia, os dirigentes moçambicanos, depressa se aperceberam que, se Mutola ficasse em Portugal, para além de passar a competir sob o emblema do SL Benfica, o que seria natural, rapidamente seria naturalizada portuguesa a fim de passar a competir também por Portugal. Claro que em prejuízo dos interesses de Moçambique. Em consequência, sob a orientação do Governo de Moçambique, os dirigentes moçambicanos, acompanhados por Maria Mutola regressaram imediatamente a Moçambique. Mais tarde, através de uma bolsa atribuída pelo programa de Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico Internacional (COI) a atleta foi viver para os EUA onde passou a estudar e a treinar. E continuou a competir por Moçambique....)

(...Naide Gomes fez parte da Missão Olímpica de São Tomé e Príncipe (100 metros barreiras) aos JO Olímpicos de Sydney (2000). Quatro anos depois, integrou a Missão portuguesa (heptatlo) nos JO de Atenas (2004). Ora bem, isto trata-se de “rapina desportiva” por parte de Portugal relativamente aos países que falam português. Portugal não é uma Dinamarca, uma Suécia ou Noruega que não viveram o processo histórico da colonização. Portugal tem responsabilidades ético-morais em África que não podem ser varridas para “debaixo do tapete” por um qualquer dirigente desportivo ou político oportunista e ignorante....)

(...Por isso, a situação desportiva africana, em muitas situações, é dramática. O desporto africano, em especial o futebol, está a ser sangrado pelos mais diversos países europeus. Como refere Peter Alegi professor da Universidade do Michigan, mais de 80% dos jogadores da Taça de África de Futebol jogam em clubes sediados na Europa....)

(...que anunciava que o futebolista luso-cabo-verdiano Gelson Martins foi convocado para o duplo confronto da seleção portuguesa, frente a Andorra e Ilhas Faroé, jogos para a qualificação para o Mundial de Futebol a realizar na Rússia em 2018. Claro que Gelson Martins, independentemente de todas as influências e pressões a que, eventualmente, tenha sido sujeito, tem todo o direito de decidir sobre a sua vida e o destino que lhe quer dar...)

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/638371


 

 

Sigue toda la información de la competición en tu móvil iPhone o Android
Síguenos
Patrocinadores
SITA
Ver SITA
CAVIBEL
Ver CAVIBEL
RTC
Ver RTC
BANCO BAI
Ver BANCO BAI
CVT
Ver CVT
BCV
Ver BCV
ES LUCIANO GARCIA
Ver ES LUCIANO GARCIA
CV HANDLING
Ver CV HANDLING
TECNICIL
Ver TECNICIL
NOSI
Ver NOSI
CERMI
Ver CERMI
HOTEL PRAIAMAR
Ver HOTEL PRAIAMAR
ECOBANK
Ver ECOBANK
EMBAIXADA USA
Ver EMBAIXADA USA
SISP
Ver SISP
UNITEL T+
Ver UNITEL T+
FORÇAS ARMADAS
Ver FORÇAS ARMADAS
AAC
Ver AAC
BCA
Ver BCA
FINANÇAS
Ver FINANÇAS
GARANTIA
Ver GARANTIA
POLICIA NACIONAL
Ver POLICIA NACIONAL
ANCV
Ver ANCV
BESTFLY
Ver BESTFLY
CABOPLAST
Ver CABOPLAST
CCV
Ver CCV
CVA
Ver CVA
CVFIRE DIRECTO
Ver CVFIRE DIRECTO
CVOCEAN
Ver CVOCEAN
ELECTRA
Ver ELECTRA
ELECTROTEL
Ver ELECTROTEL
EMPROFAC
Ver EMPROFAC
ENAPOR
Ver ENAPOR
GRUPO ETE
Ver GRUPO ETE
GUARDA MUNICIPAL
Ver GUARDA MUNICIPAL
IDJ
Ver IDJ
INPHARMA
Ver INPHARMA
SCI
Ver SCI
SGL
Ver SGL
SOL ATLÂNTICO
Ver SOL ATLÂNTICO
INPS
Ver INPS

Su navegador no ha sido capaz de cargar todos los recursos de nuestra web, es posible que hayan sido bloqueados por un firewall, un proxy, algún complemento o la configuración de su navegador.

Puede probar a pulsar Ctrl + F5 o Ctrl + Shift + R para forzar a su navegador a intentar descargarlos de nuevo, o si esto no funciona, a utilizar otro navegador o a contactar con su administrador de sistema o proveedor de Internet para solucionar este problema.