2016-10-30 - OLÍMPICO-TROPICALISMO (ARTIGO DE GUSTAVO PIRES, 46)

(...Todavia, os dirigentes moçambicanos, depressa se aperceberam que, se Mutola ficasse em Portugal, para além de passar a competir sob o emblema do SL Benfica, o que seria natural, rapidamente seria naturalizada portuguesa a fim de passar a competir também por Portugal. Claro que em prejuízo dos interesses de Moçambique. Em consequência, sob a orientação do Governo de Moçambique, os dirigentes moçambicanos, acompanhados por Maria Mutola regressaram imediatamente a Moçambique. Mais tarde, através de uma bolsa atribuída pelo programa de Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico Internacional (COI) a atleta foi viver para os EUA onde passou a estudar e a treinar. E continuou a competir por Moçambique....)

(...Naide Gomes fez parte da Missão Olímpica de São Tomé e Príncipe (100 metros barreiras) aos JO Olímpicos de Sydney (2000). Quatro anos depois, integrou a Missão portuguesa (heptatlo) nos JO de Atenas (2004). Ora bem, isto trata-se de “rapina desportiva” por parte de Portugal relativamente aos países que falam português. Portugal não é uma Dinamarca, uma Suécia ou Noruega que não viveram o processo histórico da colonização. Portugal tem responsabilidades ético-morais em África que não podem ser varridas para “debaixo do tapete” por um qualquer dirigente desportivo ou político oportunista e ignorante....)

(...Por isso, a situação desportiva africana, em muitas situações, é dramática. O desporto africano, em especial o futebol, está a ser sangrado pelos mais diversos países europeus. Como refere Peter Alegi professor da Universidade do Michigan, mais de 80% dos jogadores da Taça de África de Futebol jogam em clubes sediados na Europa....)

(...que anunciava que o futebolista luso-cabo-verdiano Gelson Martins foi convocado para o duplo confronto da seleção portuguesa, frente a Andorra e Ilhas Faroé, jogos para a qualificação para o Mundial de Futebol a realizar na Rússia em 2018. Claro que Gelson Martins, independentemente de todas as influências e pressões a que, eventualmente, tenha sido sujeito, tem todo o direito de decidir sobre a sua vida e o destino que lhe quer dar...)

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/638371


 

 

Calendari
Setembre 2019
DillDimDmcDijDivDisDiu
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
Segueix tota la informació de la competició al teu mòbil iPhone o Android
Contactar amb l'organitzador
Enviar missatge
Segueix-nos
Patrocinadors
AEFCV
Associação de Escolas de Futebol de Cabo Verde
Veure AEFCV

El seu navegador no ha estat capaç de carregar tots els recursos de la nostra web, és possible que hagin estat bloquejats per un firewall, un proxy, algun complement o la configuració del seu navegador.

Pot provar a prémer Ctrl + F5 o Ctrl + Shift + R per a forçar al seu navegador a intentar descarregar-los un altre cop, o si això no funciona, a utilitzar un altre navegador o contactar amb l'administrador del sistema o proveïdor d'Internet per solucionar aquest problema.